Ucrânia fecha site Ex.ua, usado para compartilhar arquivos

Página era usada para fazer download ilegal, dizem autoridades.

Associação fonográfica avalia endereço como um dos ‘piores’ em pirataria.

As autoridades da Ucrânia fecharam um site popular de compartilhamento de arquivos por compartilhar a cultura, disseram os oficiais nesta quarta-feira (1).

Volodymyr Polishchuk, um porta-voz do Ministério do Interior, disse que o Ex.ua foi fechado na terça-feira (31) depois de reclamações da Microsoft, da Adobe e de outras companhias. O ministério afirma que confiscou 200 servidores que foram usados para manter o site e a polícia está questionando 16 funcionários da empresa.

A Associação Americana da Indústria Fonográfica diz que o Ex.ua está entre os piores sites que divulgam a cultura de todo o mundo.

Logo após o site sair do ar, as páginas do Ministério do Interior e da presidência da Ucrânia ficaram fora do ar. Autoridades atribuíram os ataques a hackers.

Representantes do Ex.ua não foram imediatamente encontrados para comentar a notícia. O site, fundado em 2009, foi usado por milhões de ucranianos para compartilhar e fazer o download de músicas, filmes e software.

Um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, o Megaupload, foi tirado do ar no dia 19 de janeiro, também sob acusações de facilitar o compartilhamento de cultura em formato digital.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.